quarta-feira, 25 de maio de 2011

Você sabe!!!

Vim aqui para tentar colocar para fora minha inquietação profunda sobre esse sistema que divide as pessoas em dominantes e dominados.
A vida não é fácil.
Em 2009 quando falei a um professor de sociologia sobre o curso que eu iria fazer(no caso, faço!), licenciatura em ciências sociais, ele respondeu simplesmente: NÃO FAÇA.
Eu fiquei tipo assim... "hã? você é louco? como você pode dizer algo assim? o vestibular tá tão perto!!!"
Bem... passado a revolta e o desespero fui, fiz e vence.
Curso o tal curso proibido.
Pois bem... esse mesmo professor perguntou uma vez a turma, se preferíamos viver a mentira da vida perfeita ou gostaríamos de saber a verdade. Eu respondi que preferia a verdade, diferente da maioria da turma. Não entende como as pessoas preferiam a mentira.
Hoje eu vejo que a mentira é mais fácil de aceitar. Ao abrir os olhos, e realmente ver como a sociedade é marcada por etiquetas que segregão o indivíduo, e de acordo com a marca que ele recebe o seu lugar na vida social já tá guardado, sem direito de escolha...como é díficil acordar sem achar a vida um tédio.

É SABER QUE VOCÊ FAZ TUDO IGUAL, TODO DIA!

E saber que eu e você estamos nesse organismo, vendo tudo claro como um cristal, e não tem o que se possa fazer para sair dessa jaula sem grades.

Somos meros parafusos e porcas que fazem essa máquina se mover.

Um trabalhador que tem a noção de sua prisão não se torna livre, se torna um alienado consciente. E é mas díficil viver assim, não é?
Um trabalhador que sabe a produção realizada pela força do seu trabalho, e sabe que não recebe o equivalente por ela empregada( a força de trabalho), não vive melhor por está na verdade, se torna um frustrado, um impotente diante da própria condição de vida.
E o que fazer?
Não estou dizendo que isso seja uma regra. Mas não é um fato tão incomum. Antes fosse.

E o que dizer do meio de dominação em massa?
Que nos enfia na cabeça que tudo é perfeito por estar no seu devido lugar.Mas esse lugar em que me encontro e você também, foram eles, os donos do meio de produção( o dinheiro, o capital) que escolheram para nós.

E ONDE ISSO É JUSTO, CARA PÁLIDA?

E quem quer saber de justiça dentro da vida perfeita?
Muitos dizem " eu tenho meu trabalho, pago minhas contas, sustento minha família... onde tem injustiça aí? O mundo que se dane!"

E o mundo sofre.

É... quando o meu antigo professor falou pra mim "NÃO FAÇA", nunca pensei que a verdade fosse tão díficil de engolir.
E para não me sentir esmagada pela vida imposta por esse meio invisível tão forte, vim aqui desabafar, tentar mostrar que a vida perfeita não é perfeita.
Mas abrir os olhos não é fácil. As vezes precisamos de "pão e circo", mas saber a verdade é fundamental. Buscar novas verdades... quem sabe, cara pálida?


QUEM SABE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário